Licenciatura

A Licenciatura de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo teve início no ano lectivo de 2006/2007. A sua proposta de criação, fundamentada na necessidade de uma formação terminal na área da Enfermagem Veterinária, eminentemente politécnica e profissionalizante.

As competências mínimas exigíveis de qualificação e treino para o exercício de tarefas no âmbito das ciências e técnicas de saúde veterinária nas suas múltiplas valências (nomeadamente as de índole clínica e cirúrgica, sanidade e medicina preventiva de populações animais, higiene dos alimentos e saúde pública),  revestem um carácter de complementaridade e estão de acordo com os critérios, as metodologias e as técnicas próprias de uma actividade profissional paramédica.

Os conhecimentos teóricos e práticos sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes animais domésticos, assim como sobre os quadros patológicos de naturezas diversas (infecciosas, parasitárias, etc.) permitem que este profissional esteja apto a assistir o médico veterinário nas mais variadas situações clínicas (http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esa/esa_cursos/esa_licenciaturas/esa_enf_vet).

Mestrados

O Mestrado em Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia tem como objectivos gerais a formação de Mestres com capacidade técnica e científica vocacionada para intervir nas várias áreas da Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia. Como objectivos específicos, o futuro Mestre deverá estar habilitado a definir com nitidez os caminhos que conduzam às melhores soluções profissionais em áreas específicas da Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, orientando as suas preocupações para a complementaridade e o trabalho em equipa veterinária, com especial enfoque no aperfeiçoamento das suas capacidades de apoio ao doente, com respeito pela sensibilidade e especificidade perante os valores dos animais e da afectividade que os seus proprietários lhes dedicam, bem como a aplicação de técnicas de enfermagem, hospitalares e de diagnóstico avançadas, com respeito por princípios éticos elementares, pelo bem-estar dos animais e minimizando o sofrimento dos mesmos (http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esa/esa_cursos/esa_mestrados/enf-vet-animais-companhia).

O Mestrado em Meios Complementares de Diagnóstico em Enfermagem Veterinária tem como objectivos gerais a formação de Mestres com capacidade técnica e científica vocacionada para intervir nas várias áreas de diagnóstico complementar usado em Enfermagem Veterinária. Como objectivos específicos, o futuro Mestre deverá estar habilitado a definir com nitidez os caminhos para obter as melhores soluções profissionais em áreas específicas dos meios de diagnóstico, orientando as suas preocupações para o trabalho em equipa, no domínio da aplicação de técnicas modernas, eficazes e rápidas. Pretende-se que domine com profundidade os fundamentos das principais técnicas complementares de diagnóstico, por forma a dominar com eficácia, a sua utilização, passando a ter um papel dinâmico e indispensável na equipe que cuida do animal doente, dotado de elevado profissionalismo, à semelhança do que ocorre na Medicina Humana e na Medicina Veterinária noutros países (http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esa/esa_cursos/esa_mestrados/meios-compl-diag-enfvet).

Ultima actualização: 02 Agosto 2011