Comissão Organizadora

 

EquipaNuno BritoIsabel AfonsoAna Paula ValeEduarda OliveiraSofia RodriguesJúlio CésarLaura Soares

Nuno Brito

Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira e Brito, Director Geral de Veterinária, Professor em Ciências e Recursos Animais da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica Lisboa, Mestre em Produção Animal pelo International Center for Advanced Mediterranean Agronomic Studies e Doutor em Ciências Veterinárias – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As principais áreas de investigação são no domínio da caracterização química e sensorial de alimentos tradicionais portugueses e valorização dos produtos, qualidade e segurança alimentar, recursos genéticos animais com especial enfase para a caracterização genética de raças autóctones. Experiência reforçada pela participação em diversos projectos de investigação, inovação e empreendedorismo em estreita colaboração com produtores de alimentos, e pelo ensino nas áreas da genética, nutrição, qualidade e segurança alimentar, entre outras.

Ana Paula Vale

Ana Paula Vale, docente e investigador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, tem uma licenciatura em Biologia pela Universidade do Porto – Faculdade de Ciências, mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização, pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia e outro Mestrado em Ciência e Tecnologia Agro-alimentar, especialização em Segurança Alimentar, pela Universidade de Vigo – Faculdade de Ciências de Ourense. É aluna de doutoramento em Ciências Farmacêuticas – Nutrição e Química dos Alimentos (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto). As principais áreas de investigação são no domínio da avaliação de compostos bioactivos, potencial antioxidante e anticancerígeno dos alimentos, qualidade e segurança alimentar, caracterização química, sensorial e microbiológica de alimentos tradicionais portugueses. Experiência reforçada pela participação em diversos projectos de investigação em estreita colaboração com produtores de alimentos, pela intercolaboração laboratorial com a Universidade do Porto e a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto-Douro e pelo ensino nas áreas da qualidade e segurança alimentar.

Eduarda Oliveira

Eduarda Cerqueira Oliveira, é investigadora em projectos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Licenciada em Engenharia Agrária pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Pós-Graduada em Saúde e segurança Alimentar pelo Instituto politécnico de Viana do Castelo. Actualmente, a realizar mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar no Instituto Politécnico de Bragança. As principais áreas de investigação são no domínio da caracterização química e sensorial de alimentos tradicionais portugueses, a valorização de produtos, qualidade e  segurança alimentar, bem como na caracterização genética de raças autóctones. Experiência formativa a produtores nas áreas de processos Agro-alimentar, reforçada na participação em diversos projectos de investigação nas áreas da qualidade e segurança alimentar e da caracterização genética das raças autóctones.

Gabriela Candeias

Maria Gabriela Martinez P. Candeias, Bolseira de Investigação no âmbito da operação “Rede de Informação Estratégica Agrícola” a realizar no âmbito da Acção 4.2.2 «Redes Temáticas de Informação e Divulgação» integrada no Subprograma n.º 4 «Promoção do Conhecimento e desenvolvimento de Competências» do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), no Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, com licenciatura em Engenharia Agrária pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; a realizar mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar no Instituto Politécnico de Bragança. As principais áreas de investigação são no domínio da caracterização química e sensorial de alimentos tradicionais portugueses, e segurança alimentar. Experiência reforçada pela participação em diversos projectos de investigação nas áreas da qualidade e segurança alimentar.

Isabel Afonso

Isabel Afonso Paula, docente e investigador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, tem uma licenciatura em engenharia alimentar pela Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia, mestrado em engenharia biológica pela Universidade do Minho e é aluna de doutoramento em engenharia química e biológica da Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia). As principais áreas de investigação são no domínio da engenharia de alimentos, especialmente aplicações de transferência de calor e qualidade alimentar, caracterização química, sensorial e microbiológica de alimentos tradicionais portugueses, segurança alimentar e biotecnologia de alimentos, nomeadamente em aplicações de produtos lácteos. Experiência reforçada pela participação em diversos projectos de investigação em estreita colaboração com produtores de alimentos e de ensino actividades nas áreas da qualidade e segurança alimentar.

Júlio César

Júlio César Oliveira Lopes, docente e investigador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, tem licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestrado em Produção Animal – Nutrição e Alimentação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é aluno de doutoramento em Biologia Marinha e Aquacultura na Universidade de Vigo (Faculdade de Ciências). As principais áreas de investigação são no domínio da valorização e caracterização genética dos recursos genéticos autóctones, aplicações de métodos genéticos em deteção e rastreabilidade bem como em estudos de preservação de recursos pesqueiros e qualidade ambiental em zonas costeiras. Tem sido responsável por projetos de investigação e apoio à comunidade em parceria com associações de produtores. É responsável pelos serviços analíticos da ESA/IPVC e tem desenvolvido atividade docente nas áreas da bioquímica, Fisiologia, Engenharia Genética e Aquacultura.

 

Laura Soares

Maria Laura da Costa Soares, docente e investigador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, tem uma licenciatura em engenharia zootécnica pela Universidade Trás-os Montes e Alto Douto, mestrado em Hidrobiologia pela Universidade do Porto (Faculdade de Ciências) e é aluna de doutoramento em ciências veterinárias da Universidade do Porto (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar). As principais áreas de investigação são no domínio da produção de raças autóctones, qualidade dos seus produtos, caracterização genética. Participação em projectos de investigação em estreita colaboração com associações de produtores de raças autóctones e de actividades de ensino na área da produção animal.

Sofia Rodrigues

Ana Sofia Rodrigues, docente e investigadora do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária, tem uma licenciatura em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestrado em Agricultura e Horticultura Sustentáveis pela Universidade Técnica de Lisboa-Instituto Superior de Agronomia e é aluna de doutoramento em Qualidade, Segurança e Tecnologia Alimentar da Universidade de Vigo (Faculdade de Ciências). As principais áreas de investigação são no domínio da produção e pós-colheita de hortofrutícolas e suas características nutricionais e funcionais e em legislação e segurança Alimentar. Experiência reforçada pela participação em diversos projectos de investigação em estreita colaboração com produtores, através das actividades de ensino e formação nas áreas da qualidade e segurança alimentar e na implementação e auditorias a sistemas de gestão da qualidade e de segurança alimentar em agro-industrias (ISO, GLOBALGAP, BRC, IFS).

 

Carlos Fernandes

Carlos Fernandes é Professor Adjunto, na área de Estudos de Turismo, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É Director da Licenciatura em Turismo (Certificada pela Organização Mundial do Turismo), docente do Mestrado em Innovative Tourism Development e Director do Laboratório de Turismo (projectos de investigação financiados pela Comissão Europeia e prestação de serviços à comunidade). Completou a Licenciatura na Syracuse University (EUA), Mestrado na Rutgers University (EUA) e Universidade Técnica de Lisboa (equivalência) e o Doutoramento na Bournemouth University (Reino Unido). É Presidente da Comissão de Avaliação e Acreditação de Cursos de Turismo (politécnicos) em Portugal e Auditor para a Certificação de Cursos de Turismo a nível mundial pela Organização mundial do Turismo. Tem prestado serviço à Organização Mundial do Turismo na área de operações turísticas em países de África (Angola, Moçambique e Zimbabwe) e ao Conselho da Europa na área do turismo alternativo (Ucrânia e Moldávia). Integrou inúmeros conselhos científicos de conferências internacionais e organização de eventos científicos. Membro do Conselho de Revisores Científicos de diversas revistas científicas, na área do turismo. Membro off-campus do Tourism Lab for Economic and Social Behavior Research (TesB), do Department of Recreation Sport and Tourism da University of Illinois (EUA). Investigador efetivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Integra redes internacionais de investigadores, nomeadamente a Association for Tourism and Leisure Education (ATLAS), com sede na Holanda e o Centre for International Research in Consumers Location and their Environments (CIRCLE), com sede no Reino Unido. Actuais interesses de investigação incluem o turismo como estratégia de desenvolvimento, o turismo cultural e patrimonial, particularmente na área da criatividade—turismo criativo, e a gestão de destinos turísticos. Nos últimos anos realizou investigação e/ou consultoria dentro de diversas áreas de interesse especial, nomeadamente o Turismo e Gastronomia, Turismo Cultural, Eventos, e Turismo Religioso. Carlos Fernandes tem apresentado comunicação em mais de setenta conferências nacionais e internacionais e conta com um substancial número de publicações dentro da sua área de investigação.

Última actualização: 2012.03.30