Congresso

O Congresso Internacional de Produtos Tradicionais, decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de Maio 2012, no Auditório Eugénio Castro Caldas (Escola Superior Agrária de Ponte de Lima).

Todos os países europeus, têm tradições culturais ligadas com produtos alimentares específicos. Os produtos alimentares tradicionais, são uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país, pelo que a comissão organizadora reuniu uma série de experiências de diferentes países para serem apresentadas e debatidas neste congresso.

Consideramos que é indispensável reflectir na valorização dos territórios e dos produtos tradicionais. Nesse sentido pretende-se que este encontro internacional, seja um espaço de partilha e reflexão que se destina a:

  • Melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da UE, em questões como a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas;
  • Envolver todos os intervenientes na investigação, para que a implementação tecnológica dos resultados científicos, possa contribuir para a competitividade das PME no mercado global;
  • Desenvolver e promover elevados padrões de segurança alimentar e melhoria da qualidade dos alimentos através de processos inovadores e bioprocessos, que permitam o uso racional e sustentável de matérias-primas;
  • Contribuir para uma agricultura e indústria alimentar competitivas e multifuncionais, que promovam o desenvolvimento rural.
  • Contribuir para uma melhor integração entre as actividades Turísticas desenvolvidas no meio rural e a enogastronomia, como forma de promoção dos produtos locais.

 

Última actualização: 2011.11.01