Organização

√Ȭ†cada vez mais evidente¬†a import√Ęncia da valoriza√ß√£o¬†dos produtos tradicionais¬†na sociedade actual, contribuindo para a promo√ß√£o¬†de um desenvolvimento rural integrado.¬†Os produtos tradicionais, s√≠mbolos de qualidade e tradi√ß√£o, s√£o uma marca associada¬†√† sua origem geogr√°fica, acompanhada de um reconhecimento nacional por parte de toda a comunidade. O conhecimento da sua origem, significa que estes produtos representam tamb√©m a¬†regi√£o onde foram produzidos, assegurando-lhes assim um n√≠vel de qualidade diferenciado relativamente aos restantes produtos do mercado global. A diferencia√ß√£o dos produtos tradicionais est√° impl√≠cita na sua hist√≥ria: a produ√ß√£o artesanal e o respeito por essas t√©cnicas, a origem da mat√©ria-prima, as caracter√≠sticas sensoriais √ļnicas e o controle existente em todas as etapas de produ√ß√£o, que lhes garantem seguran√ßa e qualidade perante o consumidor.

Os produtos tradicionais¬†s√£o produzidos por¬†pequenos produtores¬†que nem sempre podem¬†garantir¬†um fornecimento¬†regular. Assim, a promo√ß√£o¬†e valoriza√ß√£o¬†destes produtos √© essencial e pode¬†contribuir para melhorar o n√≠vel de vida¬†das popula√ß√Ķes das zonas rurais.

Este congresso¬†pretende reunir¬†todos os interessados‚Äč‚Äč nesta tem√°tica, com o principal objectivo¬†de¬†debater e analisar estrat√©gias para melhorar a¬†produ√ß√£o local¬†t√≠pica,¬†para aumentar a garantia de qualidade oferecida¬†ao consumidor, a fim de¬†promover o consumo de¬†alimentos tradicionais e, por √ļltimo, para definir¬†canais de comercializa√ß√£o¬†e¬†estrat√©gias de marketing¬†para estes produtos.

Este congresso está a ser organizado pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A¬†Comiss√£o Organizadora do congresso conta com a presen√ßa de muitos participantes e espera poder receber-vos a todos em Ponte de Lima, em Maio de 2012. Ponte de Lima √© uma lind√≠ssima vila, pertencente ao distrito de Viana do Castelo. √Č umas das vilas mais¬†antigas e melhor preservadas de Portugal, caracterizada pela sua arquitectura medieval. √Č tamb√©m um local com deliciosa gastronomia tipicamente portuguesa e¬†com excelente Vinho Verde.

Esperamos que todos tenham uma agrad√°vel e proveitosa estadia na nossa Vila e neste Congresso!

Alexandre Nuno de Vieira e Brito

Presidente da Comiss√£o Organizadora do Congresso